Muitos alunos e pais de alunos me perguntam sobre a idade ideal para começar a aprender o inglês. Há tanto vantagens e desvantagens em aprender na infância ou na fase adulta.
Uma vantagem em começar a estudar inglês um pouco mais tarde é que em 1 hora de estudo, o aproveitamento de um adulto é bem maior do que de uma criança.
Considerando um ambiente ideal de aprendizado, com professores bem preparados, material adequado e engajamento do aluno em atividades extra classe (exercícios, leitura, etc), uma criança que começa a estudar inglês aos 8 anos de idade, após 400 horas de estudo do idioma, ao longo de 4 anos dificilmente conseguirá manter uma conversa em inglês como faz em português. Um adulto, por sua vez, terá nível de proficiência considerado avançado.
Então por que começar a estudar um idioma na infância?
Uma vantagem é que é mais fácil criar em sala de aula um ambiente que motive a criança a aprender, pois são menos questionadoras e mais intuitivas. Elas aprendem “sem perceber”. Os adultos, no entanto, acabam retardando o seu aprendizado pelo fato de relacionar os padrões do novo idioma ao de sua língua materna.
Um bom exemplo é o “How old are you? / I´m ___ years old.” (formas de perguntar e responder sobre a idade). Uma criança exposta a essas sentenças provavelmente irá reproduzi-las sem muitos problemas; ao contrário de um adulto, que poderá inicialmente questionar sobre a palavra “old” (relacionando a “velho” em português) e, não menos frequente, responder “I have ___ years” relacionando a “Eu tenho___ anos”.
Além da vantagem acima, a criança que aprende o inglês antes da fase pubertária conseguirá produzir os sons do novo idioma de forma mais adequada, uma vez que seu aparelho fonador antes dessa fase está em processo de amadurecimento e adaptação.
São muitos os adultos que, mesmo fluentes, ainda sentem dificuldades em pronunciar palavras como “three” e “world”.
Nessa discussão sobre a idade perfeita para começar a aprender inglês, digo que o ideal é começar cedo para que o aluno tenha um desenvolvimento gradativo, que permita que aos 16 anos ele já esteja falando o idioma fluentemente.




